A quarta temporada de Orphan Black

Orphan-Black-S4-bCadê o quinto ano da série porque eu já estou necessitando!

Tive um sério problema com essa temporada de Orphan Black lá no começo. Quem me conhece sabe o quanto gosto da série e o quanto sou apaixonado e fã de Tatiana Maslany. Acontece que pra mim o início da temporada não foi fácil, porque estava achando tudo tão confuso e a vontade de assistir diminuía cada vez mais.

A melhor coisa que fiz foi deixar a série de lado um pouco e depois pegar pra ver vários episódios seguidos. Se não me engano foi lá pro quarto ou quinto episódio que as coisas começaram a esquentar e eu me vi novamente fissurado com essa história toda. A cabeça continuava lindamente bagunçada, até porque todo esse negócio de clones, LEDA, Castor e sabe Deus o que mais, não é nada fácil de entender, mas pelo menos aqueles episódios sensacionais voltaram a aparecer.

O começo realmente estava confuso, tacara aquela história da ‘larva’ implantada no rosto das pessoas e eu fiquei sem entender ainda mais. Aos poucos uma explicação foi surgindo e quando descobri que Sarah também tinha aquela criatura dentro de sua bochecha quase surtei aqui. Ao longo dos episódios a ligação daquilo tudo com Evie foi ficando cada vez mais nítida e todo o desenvolvimento do plot foi ótimo.

Um dos pontos alto da temporada foi a maneira como trouxeram Beth de volta pra série. Tivemos vários flashes da falecida personagem que de certa forma acabou ajudando um pouco mais no entendimento daquela bagunça toda. Lembro do tal incidente que resultou na morte da Kendall e fez com que Sarah literalmente acabasse no fundo do poço, mas foi justamente as lembranças de Beth que acabaram ajudando.

Orphan-Black-S4-gAliás, muito bem construído todo o plot em torno de Kendall. Achei uma pena a mulher ter sido morta daquela forma, porque realmente poderia render outros grandes momentos pra série, até porque aquela boca suja sempre me fazia dar boas gargalhadas. Não foi bem assim que aconteceu, aliás, a morte da mulher aconteceu no que pra mim foi um dos melhores episódios da temporada.

Toda aquela tensão com Cosima sendo feita de refém por Evie e sendo obrigada a ver Kendall ser assassinada me deixou com o coração na mão aqui. Cosima é de longe uma das melhores personagens da série e nessa temporada mais uma vez foi um dos grandes destaques. Claro que a morte de Kendall não foi em vão e achei lindeza pura Siobhan conseguindo vingar a perda de sua mãe matando aquele policial desgraçado.

O cara causou o maior barulho durante a temporada, chegando até a ameaçar minha querida Alisan que por um minuto me fez acreditar que iria trair suas irmãs. Donnie sendo preso e ela ser pressionada daquela maneira foi triste de ver, mas felizmente as coisas terminaram bem e mais uma vez a irmandade entre elas saiu na frente.

E Helena minha gente? Só senti falta dela na season finale, mas em todos os momentos que apareceu durante a temporada foi um show a parte. Ainda roda na minha mente a cena dela matando um dos capangas de Duke com aquela flecha, tipo, foi uma cena sensacional! A guria resolvendo fazer um mochilão também foi ótimo e rendeu um retorno mais do que triunfal. Tem como apadrinhas aqueles bebês?

Orphan-Black-S4-bvJá a reta final da temporada foi um tiro dos grandes. Terminei de assistir o último episódio e fiquei tentando recuperar o fôlego, porque o negócio foi pesado. Cosima realmente conseguiu desenvolver a cura, mas novamente levou uma rasteira, já que Susan estava preocupada mesmo com a continuidade do programa envolvendo a criação de clones.

Mas o problema mesmo ficou por conta de Rachel que lá no final voltou a série aquela vilã que todos odiamos e para conseguir seu poder de volta ela até mesmo esfaqueou a própria mãe e tentou matar Sarah. Foi uma sequência muito pesada e eu fiquei aqui esperando alguém aparecer e derrubar a mulher, o que não aconteceu.

Pelo que entendi, Rachel conseguiu pegar os dados da Cosima, mas nossa cientista também foi esperta e conseguiu carregar com ela suas descobertas. Como não citar o reencontro maravilhoso dela com Delphine? Gente, chorei junto porque foi coisa linda. Agora fiquei meio com medo do que vem na sequência, porque pelo que deu pra entender aquela tem muito mais mistérios do que parece.

O final me deixou sutando aqui, porque tivemos Sarah machucada sozinha no meio daquela ilha, Siobhan e Kira nas mãos de Ferdinand e tantos outros plots que ficaram em aberto. Não estou sabendo lidar com a ideia de ter que esperar tanto tempo para a próxima temporada e menos ainda por saber que a quinta será a última da série.

Orphan-Black-S4PS: Krystal maravilhosa demais, roubando a cena em diversos momentos da temporada.

PS: Krystal se negando a acreditar que Sarah se parece com ela gente, ri demais com a cena!

PS: Quero a irmã biológica do Felix de volta porque adorei a guria!

PS: Rachel desmascarando Evie Cho em toda a imprensa foi sensacional gente!

