A primeira temporada de Containment

Containment---S1Mais uma que conseguiu acabar comigo.

Lembro quando Containment foi anunciada e me deixou bastante curioso pra conferir. Foi a tentativa da CW em seguir a onda de sucesso de séries apocalípticas que aparentemente parecia ser uma atitude certa. A história em si parecia interessante e por isso acabou aumentando ainda mais minhas expectativas.

Pra quem não sabe, a série gira em torno de uma misteriosa e mortal epidemia que atinge Atlanta e obriga o governo a colocar uma boa parte da cidade em quarentena, criando um cordão e isolando mais de quatro mil pessoas. Alex Carnahan, ou Lex para os mais íntimos, foi o policial designado para tomar frente da patrulha da área, mas ao longo dos episódios toda a situação toma proporções gigantescas, causando uma grande confusão.

Dentro do cordão Jake (Chris Wood), também policial, passa a tentar exercer sua função e proteger as pessoas, inclusive o hospital onde estava o único cientista capaz de desenvolver uma cura para o vírus. Jake também enfrenta grandes obstáculos, até porque as coisas ficavam cada vez mais intensas dentro do cordão, com as pessoas perdendo a fé no governo e tentando fazer de tudo para salvar a própria vida.

Containment---S1-aPosso afirmar que Containment teve sim uma ótima temporada. A trama realmente foi muito bem desenvolvida e presenteou o público com excelentes episódios. Ainda fico abalado ao lembrar de alguns acontecimentos, principalmente aqueles envolvendo a reta final da série, especificamente o 1×10 e 1×11. Ainda me recuso a aceitar o fato de Katie ter morrido daquela forma. Me recuso.

Então, Katie era uma professora que acabou presa dentro do cordão por estar acompanhando um grupo de alunos para um tour pelo hospital. Entre os alunos estava seu próprio filho. Ela e Jake acabaram desenvolvendo uma relação maravilhosa ao longo da série e com certeza o desfecho que a história recebeu foi o mais triste possível.

Lá no final do décimo episódio, vimos a personagem começar a apresentar os primeiros sintomas da doença. Ela já estava em quarentena devido ao fato de ter tocado uma criança infectada, mas ainda restava aquela esperança de que no final das contas ela não tivesse ficado doente. O problema é que não foi bem o que aconteceu e tivemos o tal “Nothing Gold Can Stay”, um dos episódios mais triste que já assisti em toda minha vida de seriador.

Containment---S1-nA maneira como a personagem se despediu foi de machucar qualquer alma que estivesse assistindo, porque foi um sofrimento tão grande, daqueles impossíveis de não cair em lágrimas. Ela morreu nos braços do Jake, com uma troca de ‘Eu te amo’ ditas por ambos. Foi uma judiação, o que certamente resultou numa revolta absurda por parte do personagem.

Fora esse romance todo, a série também trouxe toda uma teoria de conspiração que foi mostrada ao longo da temporada. Lex e Leo, um repórter disposto a expor os podres do governo, investigaram a verdadeira informação por trás do vírus e com muito custo descobriram que na verdade todo mundo estava sendo enganado e a doença foi criada dentro do próprio CDC. De início eu realmente confiava em Lommers, mas aos poucos foi ficando óbvio que a mulher estava brincando com todo mundo.

Pelo menos eles conseguiram desmascarar a mulher, que acabou tendo sua verdadeira face conhecida por todo mundo, mas infelizmente a série não viveu o suficiente para vermos a cura ser desenvolvida e aqueles que estavam dentro do cordão voltando para suas vidas normais.

Containment---S1-hPelas informações que li, a série já havia sido programada para ter apenas uma temporada, por isso aconteceu o ‘cancelamento’ lá na época do upfront das emissoras. Porém, o que eu não entendo é o motivo de terem feito um final tão aberto para a história. Se era pra ter vida curta, porque não entregar aos fãs um series finale realmente digno?

A história terminou com Jake e Canners aumentando as esperanças ao descobrirem que existiam outras pessoas dentro do cordão parecidas com Thomas, mas ficou apenas nisso. Por outro lado, Lex acabou se encontrando com Jana dentro daqueles tuneis e se juntou a ela dentro do cordão. Já que ninguém podia sair, eles ficaram juntos e esse sim foi um plot que no final das contas teve um desfecho bacana.

Só sei que Containment realmente teve uma boa jornada. Foram ótimos episódios, porém com um final que de certa forma deixou um pouco a desejar. Ainda assim a série conseguiu literalmente acabar comigo, trazendo acontecimentos tristes que foram de doer. Além disso, outro grande destaque ficou por conta da trilha sonora que realmente foi uma maravilha a parte.

Anúncios