The Good Doctor 2×02 – Middle Ground

The-Good-Doctor-2x02Menino Shaun mostrando cada vez mais o quanto evoluiu desde o início da série.

Precisa nem dizer que foi outro excelente episódio né? Segunda semana e a série impressionou novamente, trazendo um baita caso médico impactante e claro, ótimos plots envolvendo os personagens e mostrando que a série realmente está disposta a explorar novos caminhos.

Preciso começar com toda aquela história do Shaun diagnosticando Paul, um dos funcionários do hospital com câncer no pâncreas apenas por observar a quantidade de soluços e alguns outros sintomas que o homem vinha apresentando ultimamente. O caso mexeu tanto comigo porque eu realmente estava esperando um final feliz e assistir a história seguir outro rumo deu aquela balançada no emocional.

Claro que Shaun estava certo e após a realização de vários exames constatou-se que Paul tinha um câncer no estágio III, mas ainda assim lhe ofereceram a opção de cirurgia ou aproveitar o último ano de vida que lhe restava junto da família. Foi bem pesado todo o desenvolvimento do caso, com Paul aceitando fazer a cirurgia por causa de sua família, porém acabar morrendo devido a complicações no pós cirúrgico. A cena da família sendo informada sobre a morte dele doeu de assistir, mas Shaun surpreendeu ao conseguir mentir para tentar tranquilizar os familiares.

Aliás, esse lance do Shaun tentar mentir foi algo bastante explorado ao longo do episódio e interessante de assistir. Sabemos muito bem do quanto o personagem praticava uma sinceridade ao extremo, mas como parte dessa evolução que vem apresentando, ele tem tentado se adaptar um pouco mais ao mundo real onde as pessoas literalmente mentem o tempo todo.

The-Good-Doctor-2x02-aE ainda falando sobre os casos médicos, preciso dizer o quanto Dra. Lim me impressionou com o caso daquela jovem que teve o órgão genital circuncisado após um ritual de família. É uma questão super polêmica, mas a maneira que a médica lidou com a situação, prejudicando toda sua carreira para realmente tentar ajudar a garota foi muito bacana de ver. Melhor ainda foi o Andrews lhe dando mais apoio do que o esperado no meio do caso e felizmente essa história teve um final feliz, com direito a Dra. Lim realizando o procedimento contrário ao combinado.

Sobre o retorno da Lea, definitivamente foi um tanto diferente daquilo que eu estava imaginando. De início eu fiquei um tanto chocado com Shaun se mantendo fechado e simplesmente ignorando a jovem, mas no final do episódio, quando ele teve aquele momento de desabafo e disse o quanto a partida dela lhe machucou eu fiquei foi bem tocado com o rapaz. A maneira que ele se expressou ali, visivelmente emocionado e pedindo para que Lea fosse embora novamente foi bem tensa gente e só me resta torcer aqui pra que ela tente fazer com que ele mude de ideia, porque esses dois juntos é coisa linda demais.

O Dr. Glassman foi outro que passou todo o episódio mostrando o quanto estava com dificuldades para encontrar o cirurgião certo para operar seu tumor. Ficou meio claro ali que na verdade se tratava do medo que o homem está enfrentando nesse momento, com aquela possibilidade de não voltar ser a mesma pessoa depois do procedimento. Foi justamente com isso que o episódio terminou, com ele na mesa de cirurgia iniciando o procedimento e vale dizer que me deixou bastante tenso aqui, na torcida pra que dê tudo certo, embora esteja com um pressentimento não muito bom.