Depois de uma temporada final cheia de altos e baixos, Blindspot encerra sua jornada.

Blindspot-5x11E foi alcançando a marca de 100 episódios que Blindspot se despediu do público.

Iunne Ennui” foi por ar na última quinta-feira (23/7) e encerrou a trajetória da série depois de cinco temporadas. Particularmente achei que ao longo desse tempo a produção conseguiu alguns feitos, mas também teve suas derrapadas como qualquer outra. Em relação a temporada final, confesso que estava com as expectativas um pouco elevadas demais e ao longo das semanas, acabei perdendo um pouco aquele ânimo.

Talvez seja por esse motivo que optei por não apostar em muitas surpresas no episódio final da série, então nem tem como dizer aqui que me decepcionei. Achei que conseguiram colocar o ponto final na história de uma maneira até bacana e isso principalmente pela maneira que “Iunne Ennui” foi se desenvolvendo, trazendo de voltas vários rostos conhecidos que já tinha partido dessa pra melhor nas temporadas anteriores.

Boa parte da minha implicância ficou por conta do plot chato em torno da Madeline e Ivy, porque gente, todo aquele lance de caça as bruxas pra mim acabou ficando arrastado demais. Foi praticamente toda a temporada com Kurt, Jane e derivados brincando de esconde-esconde pra não serem encontrados pelo FBI, sem contar o desfecho bem blé que a própria Madeline recebeu e eu achei um absurdo.

Mas por fim eles focaram na ideia da tentativa de impedir que Ivy colocassem em prática sem plano de libera o ZIP pela cidade e apagar a memória de milhões de pessoas e foi exatamente nessa última missão que o episódio final da série focou. Seria um tanto brochante se a memória da Jane realmente tivesse sido apagada mais uma vez, mas felizmente (e graças a deusa Patterson) isso não aconteceu.

Blindspot-5x11-aAliás, falando em Patterson vale um parágrafo aqui no texto pra destacar o quanto ela se consagrou de vez como a melhor personagem dessa série né? Precisa nem dizer que no final do “Ghost Train” eu sutei firme com a possibilidade da personagem ter realmente morrido no meio daquela explosão né? Por isso nem questionei se a maneira que encontraram pra explicar ela aparecer viva no episódio seguinte, porque sério, se realmente tivessem cometido o absurdo de matar a personagem, eu abandonava o negócio ali mesmo.

Mas voltando pro final, foi meio que um momento pra Jane enfrentar seus próprios demônios com todas aquelas alucinações e tentar lembrar do plano de Ivy que tinha ouvido antes de inalar o ZIP. Confesso que eu fiquei bem curioso aqui pra ver como é que tudo iria terminar, mas gente, foi uma lindeza grande ver os personagens já mortos aparecendo durante essas alucinações da Jane. Teve Roman, Reade e até mesmo a Naz voltando a dar as caras na série e pra mim essas participações foi o que salvou o episódio.

Por fim, o time realmente conseguiu impedir que o ataque acontecesse, mas ai tascaram aquela cena final pra dar uma bugada no nosso cérebro né? Jane morreu ou aquele final feliz dela com Kurt e os amigos era real? Não sei afirmar com certeza, mas pra mim valeu da maneira que aconteceu ali. Poderia ter sido melhor? Definitivamente, mas levando em conta a maneira que essa temporada final foi se desenvolvendo, o final até que conseguiu encerrar bem a trajetória da série.