Madam Secretary 4×03 – The Essentials

Madam-Secretary-4x03Episódio com aquele clima triste de despedida.

Não tem outra forma de começar essa resenha que não seja falando sobre aquela despedida da Nadine. Sério que foi algo definitivo? Não acompanhei as notícias relacionadas a série , então fui totalmente pego de surpresa com aquelas sequencias finais da personagem se despedindo da Secretária do Estado e dizendo que não tinha mais intensão de voltar.

Poxa gente, eu sei que Elizabeth é quem comanda toda a série, mas aquela equipe dela acabou se tornando essência e Nadine sempre esteve no topo da cadeia, sendo o verdadeiro braço direito de Bess. Claro que fiquei feliz por ela ter se reaproximado do filho e ainda mais feliz com a notícia de ser avó, mas tinham mesmo que mandar a personagem para longe? Não gostei foi nada e já estou sentindo falta.

O título do episódio está relacionado a um possível shutdown que poderia acontecer no país caso o senado não aprovasse o orçamento feito pela administração, que por sinal estava com o prazo quase vencido. Com isso muitas pessoas são dispensadas do trabalho público e isso tumultuou bastante as coisas em Washington, dificultando ainda mais o trabalho de Elizabeth para resolver os conflitos no exterior.

Madam-Secretary-4x03-aA missão que Bess tinha pela frente era encontrar uma maneira de financiar uma rede elétrica em um campo de refugiados sírio, o que não estava sendo nada fácil de conseguir. Felizmente depois de muito trabalho, Bess encontrou uma saída completamente fora da caixa e conseguiu salvar muitas vidas ao fechar um acordo com uma empresa que trabalha com energia solar.

Outro plot interessante foi aquele envolvendo Dmitri agora que Henry está ciente de seu vício nos comprimidos. Já surtei junto aqui quando o rapaz tinha desaparecido e por um minuto pensei que Henry iria amolecer o coração e acreditar naquela história dele ter se desintoxicado sozinho. Felizmente pensei errado e Henry foi bem inteligente em seguir com a ideia de interna-lo numa clínica de reabilitação.

E no final das contas, o tal shutdown realmente acabou acontecendo, já que o governo e o senado não conseguiram entrar num consenso e o negócio ficou bastante complicado. Discurso lindo aquele de Elizabeth no final, dando um “até logo” para os servidores de seu departamento que foram dispensados e junto disso, ainda demos o adeus a Nadine que fechou o episódio indo embora do prédio e me deixou bem triste por aqui.