A 1ª temporada de Ozark

Ozark-s1Você vê que a série é boa quando começa e não consegue mais parar de assistir.

Laura Linney, preciso dizer que esse nome foi o principal motivo que me fez parar para assistir Ozark. Quem me conhece sabe que sou apaixonado por essa depois do seu trabalho espetacular em The Big C, que até hoje segue em primeiro lugar no meu top 10 de séries do @BancoDeSeries. Quem nunca viu, veja porque vale a pena cada minuto, mas nessa resenha o assunto é outro, então vamos voltar a Ozark.

A série veio para explorar o mundo de lavagem de dinheiro, trazendo como centro Marty Byrde (Jason Bateman) e sua família que aparentemente são uma família comum, até que o esquema de lavagem de dinheiro do marido se enfia em problemas e o cara precisa se mudar de Chicago para a região dos Lagos Ozark no Missouri para conseguir seguir lavando dinheiro para seu chefe, conseguir pagar uma dívida de oito milhões e assim mantendo sua família a salvo.

Marty até então passa a imagem apenas de um consultor financeiro que trabalha para manter sua família, mas quando um dos líderes do segundo maior cartel de drogas do México descobre que seus associados estão roubando seu dinheiro o negócio fica complicado e Marty vê seu sócio e outras pessoas envolvidas serem mortas na sua frente e para salva a própria pele, oferece ao cara a oportunidade de seguir lavando seu dinheiro num local isolado e sem chamar a atenção.

Ozark-s1-CDe início parece sim uma história não muito interessante e confesso pra vocês que o primeiro episódio me deixou exatamente com essa impressão, mas não demora muito até que Ozark vai aos poucos, te conquistando e literalmente te sugando para o meio dessa história toda. Fica impossível parar de assistir, pois você começa e quer saber até onde a história vai seguir, se Marty vai conseguir cumprir com sua promessa ou se vai acabar morto junto com sua família.

O elenco está maravilhoso. Além de Jason Bateman no papel de Marty, temos claro, Laura Linney interpretando Wendy Byrde, esposa de Marty. Laura está simplesmente maravilhosa na pele da personagem, dividindo opiniões desde o primeiro episódio, mas que no final das contas acaba me ganhando completamente. Esai Morales interpreta Caminho del Rio, o assustador líder do cartel que é responsável pela mudança drástica na vida de Marty. Julia Garner interpreta a jovem, porém absurdamente madura Ruth. A jovem teve uma vida nada fácil e um história bastante complicado, envolvendo prisões, e tantos outros problemas com a justiça, mas embora de início tenha sido apresentada como um perigo para Marty e seus negócios, Ruth aos poucos vai se mostrando uma personalidade mais diferente e pra mim se torna uma das melhores personagens da série.

Os filhos de Marty, Charlotte e Jonah são interpretado pelos atores Sofia Hublitz e Skylar Gaertner, que pra mim são dois dos personagens menos carismáticos da série, embota Jonah acabe roubando a cena em alguns momentos. Peter Mullan e Lisa Emery vivem Jacob e Darlene Snell, um casal antigo e de uma família cheia de história na cidade que apesar de pouco explorada nessa temporada, tem tudo pra ser um dos grandes destaques no segundo ano da série.

Ozark-s1-AO bacana da série é a maneira que ela vai mostrando Marty e sua família se adaptando nessa nova vida, enfrentando bastante desafios, mas no final das contas conseguindo enviar para Del o dinheiro prometido. Marty passou por uns bocados alí, até conseguir se estabelecer e convencer empresários locais a aceitar seus investimentos, onde usaria esses locais para lavar o dinheiro do cartel. Um dos principais pontos foi a tal pousada da cidade, onde ele realmente conseguiu alavancar o negócio e pra mim iria rolar algo a mais entre ele e a proprietária, mas no final das contas ela descobre sobre seu trabalho ilegal e surpreende fugindo com uma quantia no último episódio da série.

Eu concordo com alguns comentários dizendo que boa parte dos episódios seguem um ritmo mais lento, mas ainda assim eles conseguem ir desenvolvendo a história de uma maneira que prende muito a atenção da gente. Um dos meus preferidos foi ____ onde temos uma boa quantidade de flashblacks que serve para explicar perfeitamente como foi o início de toda essa história, como Marty e Del se cruzaram e como e quando ele começou a lavar dinheiro do cartel mexicano.

Na reta final da temporada o ritmo da uma boa aumentada, principalmente nos três últimos episódios onde Marty enfrenta novos problemas, acontece algumas mortes e fiquei ainda mais grudado na tela, tentando ver como seria o desfecho da história.

Ozark-s1-BUm dos pontos que eu gostei bastante foi a maneira que a personagem Ruth foi explorada na série. De início ela realmente era um risco para Marty, já que seu único objetivo era se aproximar do rapaz para aprender o esquema e dar o golpe no cara, mas no final das contas ela acabou se apegando ao negócio e se apegando a família, onde pra mim parecia que ela de certa forma sentia inveja por não ter uma família que se importasse com ela da mesma forma que acontecia com os Byrdes. Acho que Ruth é uma personagem que pode muito se tornar um destaque ainda maior na segunda temporada da série e eu estou torcendo pra isso.

A grande reviravolta aconteceu no último episódio, com Del chegando até Ozark disposto a cobrar respostas de Marty, Wendy e as crianças fugindo e o maior plot twist envolvendo a família Snell que pra mim foi um verdadeiro tiro, literalmente falando. Eu não estava esperando que Del fosse acabar morto daquela forma e de certa forma nem queria que tivesse acontecido, mas fiquei surpreso com a cena. Os Snell não aceitaram o apelido “caipira” mesmo após fecharem o negócio com o cartel e vimos Darlene estourar os miolos do cara.

Quanto a Wendy e as crianças, Marty quis manda-los para longe na intenção de manter a família a salvo, mas nem Wendy e muito menos as crianças aceitaram a opção e voltaram para casa. Agora o que ficou na expectativa é sobre a maneira que vão explorar esse novo acordo que Marty fechou com os Snell e o Cartel Mexicano na próxima temporada, mas realmente ficou muita história boa pra ser desenvolvida.

Só sei que Ozark realmente me impressionou bastante e eu super indico pra quem ainda não viu. São apenas dez episódios que você consegue devorar rapidamente e pedir por mais. Novamente vale dizer que Laura Linney está ótima no papel de Wendy, então corre todo mundo assistir.