Game of Thrones 8×06 – The Iron Throne (Series Finale)

Game-of-Thrones-8x06-aÉ, oito temporadas depois nos despedi de GoT com um final diferente do que esperava.

Eu tentei ao máximo correr dos spoilers já que só ontem conseguiria assistir ao episódio final e gente, pensa num negócio difícil quando praticamente 90% da internet estava descendo a lenha para a maneira que a série foi encerrada. Depois de assistir posso entender e de certa forma até concordar, pois realmente me decepcionei um pouco com esse series finale e achei que não fizeram jus a toda a trajetória que a série construiu ao longo de sua existência.

Seis episódios para encerrar uma história rica de detalhes e acontecimentos, claro que muita coisa iria ficar solta no meio do caminho, mas ainda assim eu imaginei que depois de dois anos eles conseguiriam entregar um final pra entrar pra história. Isso de fato aconteceu, mas não tão positivamente como eu imaginava. Vamos aos fatos…

Começando com Daenerys que depois de literalmente dizimar centenas de milhares de pessoas no episódio anterior, terminou a série morta pelas mãos de ninguém menos que Jon Snow. Confesso que o fato do Jon matar a mãe dos dragões me surpreendeu um tanto, pois realmente não pensei que ele fosse ter a coragem e pra mim ela seria morta pelas mãos da Arya. Mesmo assim achei que toda a cena poderia ter sido um pouco melhor, embora a sequência do Drogon aparecendo expressando seu sofrimento pela morte de sua mãe foi de longe uma das melhores do episódio, principalmente quando ele queima o trono de ferro daquela forma.

E nisso tudo compartilho de várias outras opiniões a respeito da sequência, me perguntando porque diabos Drogon não matou Jon depois do que ele fez? Seria pelo fato do cara ser um Targaryen? Talvez sim, mas eu iria aceitar numa boa se o dragão transformasse o personagem num porre de cinzas ao lado de Dany. Aliás, nem precisa dizer que me decepcionei demais com toda essa história do Jon ser um Targaryen e simplesmente uma das maiores teorias ficarem esquecidas nesse final.

Game-of-Thrones-8x06Jon foi mantido prisioneiro pelos Imaculados, mas o fato de também não tem lhe matado pra mim foi uma surpresa, pois já no início do episódio vimos o Verme Cinzento assassinar os soldados sobreviventes da batalha provando ainda mais sua lealdade para com Daenerys. Então, me deixou um tanto confuso ele simplesmente não decidir cortar a cabeça do Jon depois do que ele fez.

Tyrion terminar a série vivo também me surpreendeu, pois realmente achei que Dany não pensaria duas vezes antes de mandar um “Dracarys” pra cima dele após a traição. Agora mais surpresa ainda foi o próprio anão terminar a série aconselhando os Lordes e Ladys e ser aquele que apontou o novo Rei do Norte, ninguém menos que Bran Stark. Aqui eu preciso dizer que acertei, pois no meu bolão minha aposta foi que Bran seria o personagem que terminaria no trono.

Mesmo assim também achei que a maneira que tudo aconteceu poderia ter sido melhor desenvolvida. Não que o personagem não merecia terminar a série dessa forma, mas acho que tantas coisas em torno dele foram esquecidas que ficou aquele questionamento enorme. Nada de falarem mais sobre o Corvo de Três Olhos. Ainda assim acho que ele será um bom rei e de certa forma eles realmente quebraram o circo decidindo que de agora em diante o trono seria ocupado após a escolha dos Lordes e Ladys.

Mas Bran vai reinar sobre os seis reinos, pois lá no final Sansa deixou claro que Winterfell continuaria independente como nos últimos anos e confesso pra vocês que gostei do desfecho da personagem, governando seu pais. Assim como Arya que embora não tenha sido muito bem aproveitada nessa finale, me agradou com aquela ideia de se tornar a exploradora do oeste de Westeros. Li várias notícias sobre um possível spin-off que depois foi desmentido pela HBO, mas convenhamos que seria uma boa.

Game-of-Thrones-8x06-bE por fim tivemos um Jon Snow de volta para a Patrulha do Norte, o que pra mim foi bem broxante e seria melhor se o personagem tivesse morrido. Eu gostei do reencontro dele como Fantasma, mas nem por isso justifica o personagem recebendo aquele final. Particularmente esperava um pouco mais depois de tudo que o personagem enfrentou ao longo dessas oito temporadas, mas vai entender não é?

E assim uma das melhores produções que já assisti encerrou sua jornada. Definitivamente não foi um desfecho tão bom quanto eu esperava que fosse, mas nem por isso vale tirar o crédito por tudo que a série fez ao longo de todos esses anos. Definitivamente é aquela que tenho vontade assistir novamente desde o início, mas nunca vou deixar de comentar que a história por um todo merecia um final melhor do que foi.