FBI 2×08/2×09 – Codename: Ferdinand/Salvation

FBI-2x09Dobradinha de episódios com excelentes casos semanais.

Colocando FBI em dia pude assistir de uma só vez esses dois ótimos episódios, que além de desenvolverem muito bem seus casos semanais, ainda trabalharam a polêmica questão dos imigrantes nos Estados Unidos em “Salvation”, que por sinal conseguiu revoltar demais.

Codename: Ferdinand” começou bem, me enganando com aquele casal aparentemente normal no início do episódio, mas depois revelando que ambos eram agentes russos. Confesso que não tinha criado nenhuma suspeita em torno deles no começo do episódio, só mesmo que pudesse ter roubado algo do carro em que o tal fotógrafo tinha sido assassinado.

Achei que novamente souberam desenvolver muito bem toda a história, ligando cada peça do quebra cabeça até a revelação surpresa de que o casal era na verdade dois agentes infiltrados em solo americano. No final do dia o FBI conseguiu prender ambos e isso depois da Maggie surpreender liderando o interrogatório da mulher.

Já “Salvation” realmente foi um daqueles episódios que causaram um tanto de revolta por aqui, justamente porque lá no finalzinho fizeram questão de trabalhar a questão dos imigrantes nos Estados Unidos atualmente de uma maneira bastante triste e de certa forma real, pois frequentemente vemos na imprensa situações de zero tolerância e muita frieza para com pessoas que não estão totalmente regularizadas no país.

FBI-2x09-aDe início parecia mais um caso normal em que o FBI tinha sido convocado para solucionar. Um professos desaparecido e posteriormente encontrado morto, mas as circunstâncias que levaram sua morte é que foram pesadas, pois se tratava de um cara que realmente estava tentando ajudar uma jovem a mudar de vida e sair de uma gangue e acabou sendo espancado até a morte por isso.

A jovem em questão ajudou o FBI durante praticamente todo o tempo, se colocando em diversas situações de risco e conseguindo evidências que tirassem da ruas vários membros da gangue, mas infelizmente isso não foi suficiente pra que ela ficasse fora dos olhares dos agentes da imigração e por isso a história toda teve um desfecho muito triste.

Achei tão absurdo ela ser deportada daquela forma. Tudo bem que errou, mas ela tinha mais do que provado seu arrependimento e a tentativa de mudar de vida, além de claro toda a ajuda que deu para o FBI no caso. A frieza da juíza mesmo depois das palavras da Maggie foi muito revoltante, mas o que pegou mesmo é saber que as coisas realmente estão acontecendo dessa forma lá nos EUA e sério, corta o coração.