Primeiras Impressões: Transplant (1×01 – Pilot)

Transplant-1x01Finalmente parei pra ver e olha, que primeiro episódio maravilhoso.

Sabe aquele episódio tenso, que te deixa bem desesperado sempre esperando pelo pior acontecer? Foi exatamente o sentimento que ficou por aqui enquanto assistia esse piloto de Transplant, série médica canadense que vem sendo bastante comentada nas últimas semanas e eu finalmente peguei pra conferir.

A série criada por Joseph Kay estreou em fevereiro desse ano e traz a história de Bashir Hamed, um médico que fugiu da Síria durante a guerra, foi para o Canadá como um refugiado e agora vai tentar reconstruir sua carreira como médico no departamento do hospital de Toronto. Logo de cara achei essa premissa bem interessante e tirando o fato de ser coxinha pra série médica, achei um pouco diferente das demais.

Lembro de ter visto o trailer na época da estreia e fiquei bastante interessado, mas fui deixando pra ver quando as veteranas encerrassem suas temporadas e sobrasse um tempinho nessa minha grade maluca de tanta série. Agora com o tal coronavírus assombrando nossas vidas e impedindo que as produções tenham novos episódios gravados, li vários sites indicando Transplant como um escape para essa escassez de séries novas e como o último episódio da série foi ar na semana passada, resolvi dar um play na temporada.

O episódio já começa interessante, com Bashir trabalhando num restaurante ao lado de outros sírios e se mostrando uma pessoa comum, até que um caminhão simplesmente invade o local deixando vários feridos, daí em diante meus amigos, o negócio fica tenso até o último segundo do episódio. O bacana é que Bashir não pensou duas vezes pra ajudar os feridos que estavam entre os escombros e isso mesmo também tendo se machucado no meio do acidente.

Foi nesse momento que conhecemos um pouco das habilidades médicas do personagem, já que ele realiza vários procedimentos complicados e salva a vida de três pessoas por ali. Depois somos levados ao hospital e por lá fica toda aquela questão tensa, onde em questão de pouco tempo Bashir começa a ser visto como suspeito por um dos policiais que investigava o acontecido.

Transplant-1x01-aToda a ideia do preconceito pelo simples fato dele não ser canadense, ou americano foi muito bem trabalhada por ali e o fato do próprio Bashir se demonstrar nervoso e com muita vontade de sair do hospital deixou tudo ainda mais complicado. Eu estava curioso pra saber o real motivo dele querer sair do local a todo custo e quando veio a resposta não poderia ter ficado ainda mais feliz. Nós que pudemos vê-lo ajudando aquelas pessoas tínhamos a ideia que ele não estava envolvido, mas o policial em questão nem parou pra pensar nessa possibilidade.

Gostei muito de como tudo foi se encaminhando no hospital, com Bashir conseguindo sair de lá e nos conhecendo sua irmã pequena, que era justamente a pessoa com quem ele estava preocupado durante todo esse tempo. Aquilo tudo só me fez pensar no tanto de história que esses dois passaram juntos e mal posso esperar pra ver tudo isso ser desenvolvido ao longo da temporada.

Foi mesmo só no final do episódio que ficou claro o quanto Bashir ajudou e foi responsável por salvar a vida daquelas pessoas, inclusive o chefe do hospital. O policial voltando com toda aquela conversa de que o motorista do caminhão tinha sido localizado e tirando a algema dele me revoltou um tanto aqui, pois em nenhum momento ouvi um pedido de desculpa saindo da boca dele, mas infelizmente é a triste realidade do nosso mundo né? Vide o que está acontecendo atualmente ao redor do mundo.

Bashir sendo chamado pelo chefe do hospital para uma conversa e lá ouvindo o agradecimento, assim como a chance de trabalhar ali foi muito bacana e fechou muito bem esse excelente piloto. Confesso pra vocês que pelos trailer e comentários eu já estava bastante empolgado com a série antes mesmo de assistir, mas a primeira impressão não poderia ter sido melhor. Ansioso pra ver como vai ser essa introdução dele dentro do hospital e claro, quero demais que explorem um pouco sobre o passado do personagem e tudo que ele vivenciou antes de chegar ao Canadá.