This is Us 5×13 – Brotherly Love

E como era de se esperar a conversa entre Randall e Kevin rendeu um excelente episódio!

Como eu estava ansioso por esse episódio, por inúmeras razões minhas expectativas estavam lá no alto e posso dizer que pra mim o resultado não poderia ter sido melhor. Gostei da maneira que como trabalharam a conversa entre eles. Definitivamente existem vários outros pontos que ainda precisam conversar, mas pra mim impactou bastante. Essa série como sempre, conseguiu mexer absurdamente com meu emocional.

Por experiência própria, posso dizer o quanto a questão racial por diversas vezes acaba criando uma barreira durante uma conversa. Como negro digo por ter vivido situações parecidas e muitas das vezes essas barreiras foram colocadas por mim mesmo, por medo, por receio, por tantos outros motivos que as vezes passavam despercebidos. Então meus amigos, fiquei vidrado durante todo o episódio e com toda a maneira bacana que conseguiram desenvolver a questão atrelada naquela conversa necessária entre Randall e Kevin.

Os dois irmãos precisavam desse momento pra quebrar o clima pesado que reinava entre eles depois daquele discussão terrível que aconteceu anteriormente. Os dois precisavam sentar, colocar os pontos na mesa e expressarem suas opiniões a respeito pra que enfim conseguissem superar tudo aquilo. Claro que é não seria fácil, tanto que vimos o próprio Randall dizendo que era a conversa que passou quarenta ano esperando e quando finalmente estava prestes a acontecer, a vontade era jogá-la pra daqui outros quarenta anos.

E o melhor dessa série é a maneira como sempre consegue passar uma leveza em seus episódios, mesmo quando o assunto em questão é algo tão delicado como nesse episódio. Precisa nem comentar sobre a navegada entre as linhas temporais que sempre destaco em meus textos e mais uma vez encaixou feito luva né? Durante a conversa entre irmãos a gente pode ver momentos da infância e adolescência onde Randall passava por situações causadas diretamente pela cor de sua pele, mesmo que indiretamente.

Claro que minha torcida era pra que no final do episódio vesse os dois irmãos bem, se abraçando e falando sobre o casamento do Kevin com Madison e pra minha felicidade essa cumplicidade entre eles realmente aconteceu, mas antes disso tivemos o prazer de assistir uma conversa absurdamente necessária e importante acontecer.

Randall falando sobre seu “Reino de Fantasia” (não lembro agora se esse foi exatamente o nome usado, mas vale a intenção) foi um dos pontos que mais mexeu comigo e ali Kevin enxergou um pouco mais da dor do irmão, demonstrou tremenda sinceridade em seu pedido de desculpa e olha, Randall derramou lágrimas na tela e eu fiz o mesmo por aqui. Como disse, ainda existem tantas outras coisas que eles precisam conversar, mas foi realmente um momento importante o que aconteceu ali.

E não, em nenhum momento estou dizendo que Randall é perfeito e não errou durante a discussão com Kevin no ano anterior. Não estou dizendo que ele é a única vítima ali, todos erramos, mas o bacana foi ver dois irmãos conseguindo sentar e ter essa conversa tão necessária. Particularmente achei um baita momento dessa série que nunca me decepciona e entrou pra minha lista de episódios favoritos aqui.