The Handmaid’s Tale – 4ª temporada

Pode dizer que uma única sequência no episódio final compensou a temporada inteira?

Meus amigos, vim até escrever logo após terminar de assistir o final da temporada porque estou tão chocado com o que rolou ali que não queria perder o fôlego pra colocar em palavras. Sabe aquele refresco que a gente espera por quatro temporadas? Então, rolou aqui e deu gosto de assistir.

Confesso que o início da temporada me irritou um tanto. Tinha criado tantas expectativas depois da maneira que a anterior tinha terminado, com aquela sequência linda do avião chegando no Canadá com todas aquelas crianças. Acontece que o início me revoltou pelo fato de não demorar muito pra vermos June nas mãos da Tia Lydia e companhia novamente.

Ficou meio que aquele círculo vicioso, onde essa mulher faz de tudo e mesmo assim sempre acaba voltando pras mãos daquelas pessoas. Acontece que a prisão não demorou muito e logo alguns episódios a frente, vimos June e Janine escapando novamente, com direito a outras amigas delas morrendo no meio do caminho.

Agora tudo que rolou depois daquele bombardeio em Chicago deu um up tão grande na temporada que ainda não superei. O que foi a Moira encontrando June no meio dos destroços? E o que foi June FINALMENTE conseguindo sair de Gilead e chegando até o Canadá? O tanto que eu fiquei feliz com esse acontecimento, mesmo sabendo que ainda estava longe da felicidade reinar por ali.

Já no Canadá, muitas cenas boas da Serena e Fred sob custódia, mas por aqui eu sempre ficava com aquele receio de que hora ou outra eles acabariam sendo liberados. Eis que surge a revelação da Serena estar grávida e eu fiquei tipo WTF, meio perdido no meio desse rolê, mas acabou servindo pra deixar todo o plot deles ainda mais intenso.

A notícia de que June estava no país deixou os dois ainda mais desesperados com o que poderia acontece com eles e olha, tivemos outros grandes momentos. O episódio da June depondo naquela audiência foi de arrepiar, ela contando tudo que Fred e Serena fizeram com ela, na expectativa de que eles finalmente fossem pagar pelos seus crimes foi de longe um dos melhores momentos da temporada.

Agora naquele final, quando o Mark Tuello revela que Fred fez um acordo e sairia livre daquilo tudo minha revolta voltou num nível hard. Fiquei tipo a June, sem conseguir entender aquilo, mas sorte que o desfecho foi exatamente o contrário e sério, valeu demais a pena assistir aquilo tudo. June mais uma vez fez tudo, conseguindo mudar completamente o jogo e finalmente conseguir sua vingança.

Todo aquele lance da troca do Fred por outras prisioneiras de Gilead foi muito inteligente, mas eu realmente acreditei que fosse exatamente acontecer. Eis que Nick surge na jogada, pega Fred e leva pro meio da floresta onde surge ninguém menos que June, Emily e mais uma porrada de gente. Nesse momento tivemos o desfecho do Fred, que correu e foi perseguido por todas aquelas pessoas, sendo espancado e pendurado no muro. Eu fiquei tipo, tão satisfeito com essa sequência que nem sei dizer.

É o momento que tanto esperamos, depois de quatro temporadas aconteceu e foi bom demais. Claro que agora ficou a curiosidade do que vai acontecer com Serena e o bebê, assim como a situação que vai ficar June e Luke depois disso. Pra mim Luke tinha que ser mais compreensivo, não topei nada com aquele olhar de julgamento que ele fez no final, pois sabe muito bem todo o mal que Fred causou pra June durante todos esses anos.

Será que o foco da próxima temporada vai ser na tentativa de resgatar Hannah? Temos também o plot da Janine que foi um dos destaques dessa temporada. Torcendo demais pra ela encarnar uma June e dar uma rasteira na tia Lydia, porque ela merece demais conseguir sair daquele lugar de uma vez por todas.

Mas realmente essa temporada valeu por alguns acontecimentos, principalmente o desfecho do Fred. Não vou dizer que foi minha favorita, porque não foi, mas tivemos aqui muitas coisas que esperamos acontecer desde o primeiro ano da série e serviram demais.