FBI 2×04 – An Imperfect Science

FBI-2x04Episódio com um caso semanal bastante intenso.

Novamente FBI surpreendeu com seu caso semanal, dessa vez um daqueles bastante controverso que dividiu opiniões entre a equipe, mas no final do dia, mostrou que Maggie é a melhor pessoa dessa série e merece o mundo.

Logo no início fomos levados para uma boate num baile predominantemente negro, onde no meio da madrugada um homem branco entra disparando uma arma. No meio da confusão um dos frequentes tenta desarmar o cara e acaba sendo morto. Não demorou até que questões de ódio e racismo fossem colocadas em pauta e dai pra frente acabei foi me surpreendo bastante com o desenvolvimento do caso.

O racismo existe, isso é um fato incontestável. A questão ali era a forma como estava interpretando toda a situação e gente, numa situação daquela, se o profissional responsável tirar conclusões precipitadas, as coisas tendem a ficar mil vezes piores. Nesse episódio, confesso que inicialmente também fiquei com muitas dúvidas em torno da minha Maggie, mas no final fiquei feliz por saber que ela não tinha me decepcionado.

Eu entendo o lado da Kristen, ela não estava errada em questionar a maneira que o FBI lida em algumas situações que envolvem a questão racial. Existe muita falha, muita coisa que precisa ser melhorada e mudada, pois acredito que muitos casos que poderiam ter sido solucionados, foram encerrados sem que o verdadeiro culpado fosse pego.

FBI-2x04-aMeu problema ali foi como ela pôde ter se deixado influenciar pelo outro policial tão facilmente. Foi praticamente o que o parceiro dela disse, sobre ela ter conseguido chegar até aquele lugar por sua inteligência, então confesso que não estava que ela se deixasse levar assim tão facilmente. Ainda bem que ela não levou pra frente a ideia do policial em falar com a mídia, pois aquilo definitivamente teria resultado em muitos problemas pra ela.

Maggie foi a única que demonstrou dúvidas quando o primeiro suspeito foi preso e confessou o crime. E essa dúvida fez com que o FBI continuasse as investigações, até descobrirem que ela estava certa, sem contar o fato de que todo o ataque não se tratava de uma questão de ódio racial, mas sim de um cara que não tinha aceitado o fato de ter levado um fora da namorada e ter ido até lá para matá-la.

Por isso a importância de todo um trabalho bem feito numa situação dessa. Claro que se fizermos uma comparação, a questão do ódio e racismo poderia muito bem ter sido o caso, mas naquele momento não foi e gostei muito de como eles conseguiram concluir a história. Teve até um diálogo interessante entre Kristen e Maggie no final, que pra mim fechou o episódio da melhor maneira possível.